Notícias » Incêndio é coisa séria!
http://www.programacasasegura.org/br/interna.php?conteudo=270

Seja na prevenção ou no combate, todos têm responsabilidades e deveres: síndico, zelador, funcionários do condomínio e moradores.
Quando o assunto é incêndio, todo cuidado é pouco. Prevenir é sempre a escolha correta e por isso a seriedade no cumprimento de normas de segurança e o respeito às exigências legais são fundamentais. Mas caso uma tragédia ocorra, é necessário estar preparado para enfrentar a situação da melhor forma possível.
A principal medida então é manter em dia o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), procedimento que deve ser realizado a cada três anos em edifícios residenciais e a cada dois nos comerciais. Isso garante alguma tranqüilidade, pois são verificados itens como extintores, portas corta-fogo, luzes de emergência, hidrantes, entre outros.Engenheiros também devem ser contratos para fazer vistorias periódicas, tanto para averiguar a situação das instalações elétricas em áreas comuns, como para verificar o sistema de combate a incêndios e os equipamentos envolvidos.
Finalmente deve-se criar uma brigada de combate a incêndios, requisito obrigatório na maior parte dos condomínios, mas indicado em qualquer caso, independente de leis ou normas.
O morador também deve participar
Mas na hora do pânico, o combate não é uma tarefa exclusiva do síndico, zelador e dos funcionários do condomínio. O próprio morador será afetado e deve então estar familiarizado com os equipamentos de segurança.
Os extintores, por exemplo, podem ser de água (para combustíveis sólidos) ou de gás carbônico/pó (para líquidos inflamáveis e aparelhos elétricos). Há alguns modelos multiuso, que usam pó ABC.
Na operação de hidrantes deve-se estar atento para que a mangueira seja desenrolada completamente, evitando que estoure com a pressão da água. Isso deve ser feito por ao menos duas pessoas.
Em caso de incêndio deve-se abandonar os uso do elevador, descendo sempre pelas escadas. E nunca subir, para não ficar isolado no alto do prédio.
Práticas cotidianas. Vale lembrar…
O descaso com instalações elétricas, como sobrecargas, uso de benjamins ou “Ts”, gambiarras e outros descuidos, é uma das principais causas de incêndio nos edifícios. Isso ocorre dentro dos apartamentos, logo responsabilidade dos moradores. Para evitar tudo isso basta dimensionar corretamente os circuitos elétricos e usar os mecanismos de proteção.
Muitas vezes tratados como travessuras ou brincadeiras, os atos de vandalismo são comuns em condomínios, principalmente partindo de crianças e adolescentes. Descarregar extintores e até mesmo colocar fogo em áreas comuns do prédio são atitudes inaceitáveis e que devem ser punidas com advertência e multa.
Outros hábitos perigosos são obstruir as portas corta-fogo com vasos ou lixeiras ou deixá-las abertas para arejar o hall.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *